segunda-feira, 22 de julho de 2013

SPEA recebeu medalha de Mérito Municipal do Nordeste

A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) recebeu no dia 18 de julho, durante as comemorações dos 499 anos do Município do Nordeste, a medalha de Mérito Municipal deste concelho na área do ambiente. Esta medalha vem reconhecer o trabalho desenvolvido pela SPEA  em termos ambientais, especialmente na preservação e divulgação do Priolo, ave endémica do Nordeste e Povoação.

A SPEA iniciou os trabalhos regulares no Nordeste há 12 anos e ao longo deste período já desenvolveu 2 projetos LIFE abrangendo este município. Estes projectos foram dedicados à recuperação do património natural de grande valor desta região, nomeadamente a recuperação e con
servação da Floresta Laurissilva e do Priolo.

Este trabalho de recuperação da Floresta Laurissilva, que tem permitido preservar o Priolo, tem incidido na ZPE Pico da Vara/Ribeira do Guilherme, nos concelhos do Nordeste e Povoação. O projeto LIFE Priolo foi o primeiro levado a cabo pela SPEA neste concelho e teve um impacto ambiental e económico significativo, tendo mesmo ganho diversos prémios, como por exemplo o “Best of the Best – Nature”. Seguiu-se o LIFE Laurissilva Sustentável, projeto que terminou em junho de 2013, dedicado à recuperação dos dois habitats prioritários a nível europeu aqui existentes, a floresta natural de Laurissilva e as Turfeiras de altitude, promovendo a recuperação de um maior número de áreas na ZPE.


Estes projetos têm assumido uma grande importância já que criam postos de trabalho anuais nos concelhos do Nordeste e Povoação, já abrangeram mais de 150 empresas nos Açores e têm um impacto no PIB da Região, avaliado em 2008 em cerca de 350.000€ de contribuição anual. Também ao nível da recuperação de áreas naturais que fornecem importantes serviços às populações (qualidade e quantidade de água e proteção do solo, por exemplo). Outro dos pontos fortes é a promoção e divulgação dos Açores e do seu património natural que tem sido um importante ponto de atração a nível turístico. 

Procurando  mais uma vez conjugar a conservação dos valores naturais com a promoção de um desenvolvimento sustentável para o concelho, a SPEA em conjunto com outros parceiros, entre os quais a CMN e o Governo Regional, conseguiu, no âmbito do projecto LIFE Laurissilva Sustentável, a atribuição da Carta Europeia para o Desenvolvimento Sustentável para as Terras do Priolo (Concelhos do Nordeste e Povoação).
A atribuição da CETS resultou no desenvolvimento de um plano de ação conjunto de entidades públicas e empresas privadas, para o desenvolvimento de um turismo sustentável contribuindo, mas também beneficiando da conservação do Priolo e do seu habitat. Esta Carta permitiu também a inclusão do Nordeste numa rede europeia de mais de 100 áreas naturais em 13 países. 

Também no âmbito desta Carta, começou a ser implementada este ano a Marca Priolo para empresas ligadas ao turismo, a que já aderiram quase duas dezenas de entidades, procurando através de um trabalho conjunto tornar cada vez mais o Nordeste e as Terras do Priolo num destino de Natureza, dinamizando a economia local e proporcionando novas alternativas sustentáveis para os Nordestenses. 

Sem comentários:

Enviar um comentário