terça-feira, 9 de abril de 2013

Turfeiras em destaque na Povoação


O Programa Escolar do Centro Ambiental do Priolo e o Projeto Life Laurissilva Sustentável continuam a desenvolver atividades no concelho da Povoação. No total, 56 alunos do 8º ano da Escola Básica da Povoação assistiram ontem, 8 de Abril de 2013, a uma palestra sobre as Turfeiras, a sua raridade e importância realizada por um dos técnicos do Projeto LIFE Laurissilva Sustentável envolvido na recuperação deste habitat em São Miguel, Rui Botelho.

As Turfeiras ocupam 3% da superfície terrestre e possuem 10% dos recursos mundiais de água doce disponível para o Homem. Estes valores mostram a importância das Turfeiras na retenção de água, função que assume cada vez maior importância na atualidade. Nos Açores, este tipo de habitat húmido poderá encontrar-se nas zonas altas de todas as ilhas do arquipélago, com a exceção de Santa Maria e Graciosa, mas devido a vários fatores começa a ser cada vez mais raro. As principais ameaças deste habitat são a conversão em pastagem ou mata de Criptoméria, criação de acessos ou valas de drenagem, mobilizações de terras, pastoreio por animais, introdução de vegetação exótica e mesmo o pisoteio por visitantes.


O projeto LIFE, desenvolvido pela SPEA em São Miguel, intervencionou cerca de 75 hectares deste habitat no Planalto dos Graminhais, uma área inserida na ZPE Pico da Vara/ Ribeira do Guilherme e onde se encontravam áreas muito degradadas e altamente alteradas pela ação do homem e invasões de espécies exóticas que ameaçam o equilíbrio frágil deste habitat. Entre as principais espécies invasoras incluem-se o gigante (Gunnera tinctoria), feto arbóreo (Dicksonia artica), Cletra (Clethra arborea), silvas (Rubus sp.) e as Hortensias também conhecidas por nebulões (Hydrangea macrophylla).


Os alunos descobriram um habitat próximo e para muitos desconhecido na sua função e compreenderam a importância de proteger e desenvolver ações de recuperação tão pesadas e morosas como as que foram realizadas no Planalto dos Graminhais. 

O Projeto Life Laurissilva Sustentável e o Centro Ambiental do Priolo agradecem a todos os que assistiram a esta palestra e ficou o convite no ar de uma visita a este habitat tão raro e importante para o concelho da Povoação e Nordeste.

Sem comentários:

Enviar um comentário