quarta-feira, 24 de abril de 2013

Tronqueira : Um tesouro por desvendar


No passado fim de semana, a SPEA Açores organizou mais uma atividade dirigida ao público Micaelense e na qual participaram 13 entusiastas da natureza. A atividade “Tronqueira, Um Tesouro por desvendar”  foi pensada para aqueles que têm alguma curiosidade em saber mais sobre a floresta original dos Açores – A Floresta Laurissilva – e habitat do Priolo, bem como sobre o que tem sido feito em 10 anos de trabalho da SPEA e parceiros, em São Miguel, em prol da conservação do Priolo.


A manhã começou um pouco fria e com pouca luz mas com o decorrer desta atividade as condições foram melhorando com raios de sol tímidos e com o entusiasmo dos participantes. 

A estrada da Tronqueira é uma das áreas de São Miguel onde se podem ainda observar manchas desta floresta fóssil bem como algumas áreas intervencionadas pelo projeto LIFE, já em fase de conclusão, coordenado pela SPEA nos Açores – Laurissilva Sustentável. Este projeto conta com a parceia do Governo Regional, através da atual Secretaria dos Recursos Naturais e da Câmara Municipal da Povoação.


Nesta atividade, foi possível observar a evolução de áreas do projeto intervencionadas no anterior projeto LIFE Priolo (concluído em 2008) e ações de conservação realizadas em áreas de floresta abrangendo zonas de baixa-média e alta altitude de floresta. Atualmente, foram recuperados cerca de 350 hectares de área em 10 anos de trabalho. Em ambos os projetos foram utilizadas cerca de 150 mil plantas endémicas e nativas para recuperar áreas intervencionadas e algumas das quais os participantes puderam ver nesta atividade.



Foi uma atividade que contou com a boa disposição de pequenos e graúdos e na qual o Priolo, uma ave que muitas vezes nos escapa ao olhar, não deu o ar da sua graça. 

A SPEA agradece a todos os participantes em especial àqueles que se juntam à SPEA mais assiduamente nas diversas sugestões mensais  de atividades.

Para receber informação sobre as nossas atividades inscreva-se na nossa newsletter em http://centropriolo.spea.pt/pt/newsletter-acores/

Sem comentários:

Enviar um comentário