quarta-feira, 17 de abril de 2013

Programa Escolar leva alunos à Laurissilva


Na semana passada, alunos dos concelhos do Nordeste e Povoação visitaram a Floresta Laurissilva acompanhados pelos seus professores e alguns técnicos do Centro Ambiental do Priolo (CAP). Esta visita está enquadrada numa das várias atividades que constituem o programa escolar do CAP “Conhecer os Ecossistemas, Garantir o Futuro”, numa parceria da SPEA com a Agência Ciência Viva.

Urze (Erica Azorica)

No total, foram 36 alunos que puderam descobrir  a Laurissilva de uma forma diferente e em contato direto com muitas das plantas que fazem parte do Habitat do Priolo e das quais este depende para sobreviver. No dia 10 de Abril, os alunos de uma turma do 10º ano da EBS do Nordeste deslocaram-se ao miradouro do Pelado, na localidade da Fazenda com o objetivo de identificarem algumas das plantas que existem na faixa costeira desta floresta. Tendo observado, entre muitas outras, a faia-da-terra e a urze. Mais tarde o grupo dirigiu-se ao Centro Ambiental do Priolo onde observaram a Floresta Laurissilva de Altitude, constituída por outras espécies de plantas endémicas e nativas. Aqui podemos encontrar espécies como o Cedro-do-mato, azevinho, ginja-do-mato, sanguinhos entre outras. 

Labaçal - uma das zonas intervencionadas pelo Projeto Life Laurissilva Sustentável

No dia seguinte, quinta feira 11 de Abril, foi a vez de uma turma do secundário da escola EBS da Povoação, um dos concelhos que integram parte da ZPE Pico da Vara / Ribeira do Guilherme e onde se pode encontrar floresta Laurissilva. Estes alunos realizaram um percurso ligeiramente diferente, tendo visitado uma das primeiras áreas recuperadas pelo projeto LIFE Laurissilva Sustentável. Após um pequeno percurso a pé, estes jovens povoacenses viram de perto o resultado das ações desenvolvidas pela equipa da SPEA, sendo que após a remoção de plantas exóticas como a conteira e o incenso, se podem identificar mais facilmente várias plantas endémicas e nativas. Nesta atividade, os alunos identificaram o patalugo , folhado, ginja-do-mato, cedro-do-mato, urze, queiró , entre outras que se podem ver nesta área localizada no início da Serra da Tronqueira perto da estrada regional Nordeste-Povoação.

Parte da turma que participou da atividade "Descoberta da Laurissilva"

A equipa do CAP e do projeto LIFE Laurissilva Sustentável agradecem  a participação de alunos e professores estando previstas mais destas atividades no mês de abril e maio.

Ginja-do-mato (Prunus Azorica)

Saiba mais sobre as atividades do Programa Escolar do Centro AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário