sexta-feira, 19 de abril de 2013

Alunos do 5º ano visitam estufa do Projeto


No dia 17 de Abril, alunos das turmas do 5ºA e 5ºB da Escola Básica da Povoação visitaram os viveiros do projeto LIFE+ Laurissilva Sustentavel localizados na Povoação. Esta visita faz parte do Programa Escolar do Centro Ambiental do Priolo (CAP) e tem sido frequente a realização de diversas atividades sobre a importância dos habitats naturais dos Açores, com as escolas da Povoação e do Nordeste.

Alunos do 5ºB

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer as tarefas realizadas num viveiro de produção de plantas nativas, desde a recolha de frutos e sementes na floresta, os diferentes tratamentos a que estas são submetidas até serem semeadas. Nas caixas de sementeira puderam ver as plantas que germinaram, fruto destes trabalhos. 

Alunos do 5ºA

Após germinação, foi explicado aos alunos que estas plantas são mudadas para os vasos e contentores onde ficam durante um período de tempo, que varia conforme a taxa de crescimento da planta, e onde  se irão desenvolver nas condições ótimas de temperatura e humidade proporcionadas pela estufa. 



Após esta fase e depois da planta ter atingido algum tamanho, estas são colocadas nas bancadas exteriores, por um período mínimo de 3 meses e só depois as plantas nativas e endémicas estarão preparadas para serem plantadas nos habitats naturais que estão a ser alvo de  recuperação por parte do projeto. 


A SPEA agradece aos alunos e professores o interesse demonstrado. Este foi mais um contributo do CAP  e do Projeto LIFE+ Laurissilva Sustentável, na sensibilização dos alunos para os habitats naturais dos Açores.




Sem comentários:

Enviar um comentário