quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Biologia no Verão com balanço positivo


O programa Biologia no Verão terminou no passado dia 15 de setembro. Desde julho que a SPEA tem vindo a desenvolver diversas atividades no âmbito deste programa, tendo um balanço final bastante positivo, com cerca de 94 participantes nas atividades organizadas ao longo dos últimos dois meses.

O primeiro ano de participação da SPEA no Programa Biologia no Verão foi em 2009. Desde ai que a SPEA tem vindo a manter esta parceria organizando todos os verões diversas atividades um pouco por todo o país.

No caso dos Açores, através do Projeto Life+ Laurissilva Sustentável e do Centro Ambiental do Priolo, as atividades tiveram lugar nos concelhos do Nordeste e Povoação. Assim, a SPEA organizou 5 tipos de atividades diferentes, num total de 17 sessões e com a participação de 94 pessoas. 

A atividade “Priolo – O Tesouro da Tronqueira”, foi realizada 4 vezes, com um total de 34 participantes. A atividade consiste num percurso realizado pela estrada da Tronqueira com o intuito de observar Priolos e visitar o seu habitat natural – a floresta Laurissilva, ficando também a saber um pouco mais sobre as ameaças e ações de conservação desenvolvidas. Os participantes têm também oportunidade de visitar o Centro Ambiental do Priolo. 



No caso da atividade “Da Semente à Planta”, esta realizou-se todas as sextas feiras, com 9 sessões e num total de 21 participantes. Esta atividade consiste na visita guiada ao viveiro do Life Laurissilva Sustentável de plantas endémicas e nativas dos Açores com explicação de todas as fases da produção destas plantas. 


Houve também uma atividade dedicada às turfeiras do Planalto dos Graminhais. Este é um habitat raro e considerado prioritário encontrando-se já muito degrado e escasso na Ilha de São Miguel, Açores. Numa visita ao Planalto dos Graminhais, localizado na Zona de Proteção Especial Pico da Vara/ Ribeira do Guilherme (ZPE) os participantes poderão conhecer este habitat, as suas características, particularidades e importância de conservação. Terão igualmente oportunidade de percorrer um pequeno percurso em que se poderão observar as ações de recuperação na área, realizadas pelo projeto LIFE Laurissilva Sustentável. “Venha conhecer a Turfeira”, teve um total de 2 sessões e 12 participantes. Infelizmente esta é uma área com condições atmosféricas adversas o que motivou várias desistências.




A atividade “Conheça um projeto de conservação”, foi realizada uma vez e teve 15 participantes. Esta atividade consiste numa visita guiada às ações de conservação desenvolvidas pelo projeto LIFE Laurissilva Sustentável na Serra da Tronqueira e Planalto dos Graminhais e pretende dar a conhecer as principais ações de conservação desenvolvidas até à data em dois dos habitats prioritários do arquipélago dos Açores (Floresta Laurissilva e Turfeiras). 



Uma das atividades que a SPEA realiza mais vezes ao longo de todo o ano é “De Olho nas Aves”, no âmbito do Biologia no Verão foi realizada uma vez com um total de 12 participantes e teve lugar na Lagoa das Furnas. Esta atividade baseia-se na observação de aves em ponto fixo, onde os participantes têm à sua disposição algum material ótico (binóculos e telescópio) e didático (guias de aves), sendo auxiliados por um técnico na identificação das espécies de aves que estão a observar, no período da duração da atividade. 





O programa Biologia no Verão permite a todas as pessoas ficarem a conhecer um pouco da fauna e da flora que as rodeia e a terem um maior contacto com a natureza. A SPEA faz um balanço muito positivo da participação neste programa no verão de 2012 e contamos consigo para o próximo ano.


O programa Biologia no Verão permite a todas as pessoas ficarem a conhecer um pouco da fauna e da flora que as rodeia e a terem um maior contacto com a natureza. A SPEA faz um balanço muito positivo da participação neste programa no verão de 2012 e contamos consigo para o próximo ano.

Censo de juvenis de Priolo a decorrer até final do mês


Está a decorrer desde dia 8 de setembro o censo de juvenis de Priolo. Este censo é realizado anualmente em 20 transectos, todos na ZPE Pico da Vara/Ribeira do Guilherme, à exceção de um que fica no Pico da Areia, Furnas. Este censo é de extrema importância para acompanhar a evolução desta espécie endémica em perigo.

O censo de recrutamento de juvenis de Priolo Pyrrhula murina, está a ser efetuado durante o mês de Setembro de 2012 e pretende comparar os resultados obtidos com os dos anos anteriores. Esta medida de monitorização da população foi realizada anualmente de 2006 a 2008, no âmbito do Projecto LIFE Priolo. Após um ano de interregno foi possível voltar a realizar este censo em 2010 através do Preventing Extinctions Program e após novo ano de interregno, será novamente realizado, desta vez por Rúben Coelho, estagiário do Projeto Life Laurissilva Sustentável.



O censo de juvenis é feito através de “captura visual” de priolos em 20 transectos realizados a pé, na área de distribuição da espécie, de 8 a 30 de Setembro. Cada transecto será realizado por duas vezes, com um intervalo aproximado de 10 dias e em períodos diferentes: de manhã, das 7:00 – 12:00 e de tarde, das 15:00 – 19:00. Os priolos observados foram distinguidos entre juvenis e adultos e os resultados analisados da mesma forma. Durante os transectos anotaram-se ainda os registos de alimentação e despistou-se a presença de anilhas coloridas nos tarços dos priolos.

Este censo assume extrema importância já que permite não só comparar os dados obtidos com os anos anteriores, obtendo assim uma estimativa do número de juvenis, mas também a evolução do Priolo nos últimos anos.

Resta agora que o tempo colabore!

Bulldozer regressa ao Planalto dos Graminhais

Depois do trabalho realizado no Planalto dos Graminhais no verão de 2011, este mês foram realizados os últimos trabalhos com a utilização de uma máquina, construindo diques e encerrando valas de drenagem e antigos caminhos para ajudar na recuperação das turfeiras.




A intervenção foi realizada ao longo de duas semanas na área que faltava do ano passado, uma vez que é uma área muito extensa e onde as condições climatéricas são na maioria dos dias adversas. 



O trabalho realizado levou apenas duas semanas, já que grande parte do processo tinha sido feito no ano passado. Já é possível observar alguns resultados naquela área após a intervenção, com a turfeira a reter alguma água que anteriormente era transportada pelas valas de drenagem e caminhos acentuando a sua erosão e reduzindo a retenção de água na turfeira.




segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Priolo, um tesouro no meio do nevoeiro


No sábado 1 de Setembro realizamos mais uma visita à ZPE Pico da Vara/ Ribeira do Guilherme com o intuito de observar priolos e conhecer melhor as acções de conservação que têm sido desenvolvidas para a sua conservação e do seu habitat.  

O dia amanheceu fechado, o que dificultou a observação de priolos nas primeiras horas da manhã. Percorremos a estrada da Tronqueira até ao miradouro no meio do nevoeiro, chegando a ouvir alguns exemplares de Priolo, mas com grandes dificuldades para os avistar. Entretanto, os participantes ficaram a conhecer as plantas da Laurissilva, observaram sinais de alimentação do Priolo na uva-da-serra e observaram as diversas acções de recuperação de Floresta Laurissilva na Serra da Tronqueira.


O corte da estrada da Tronqueira, por causa duma derrocada, obrigou-nos a um grande desvio para chegar à zona do Labaçal, já do lado da Povoação. Nesta zona, mais recentemente intervencionada e já sem nevoeiro, conseguimos avistar alguns priolos e pudemos ver mais de perto o trabalho de conservação desenvolvido.

A actividade finalizou com a visita ao Centro Ambiental do Priolo e a marcação das observações no novo placard de avistamentos. Mais uma vez, e apesar das condições meteorológicas adversas, a actividade decorreu com tranquilidade tendo sido possível observar bem os priolos.