terça-feira, 12 de junho de 2012

Alunos da Escola da Povoação visitam a estufa

O Life Laurissilva Sustentável está a colaborar com uma turma da Escola Básica e Secundária da Povoação num projeto a médio prazo. Todos os meses esta turma visita a estufa do Projeto Life Laurissilva Sustentável, tendo como objetivo desta visita mensal efetuar alguns trabalhos de voluntariado no viveiro.




Sempre muito curiosos e trabalhadores, os alunos vêm fazendo pequenos trabalhos de manutenção da estufa, onde realizam atividades como retirar de dentro dos vasos ou caixas as ervas daninhas para assim ajudar as plantas a germinar.
Para além disto, colaboram em algumas repicagens, ou seja, colocar as pequenas plantas em vasos ou caixas definitivas, trabalho muito importante para a produção de plantas.
Com muito entusiasmo e empenho os alunos voluntários normalmente querem saber mais e questionam como se processa todo o trabalho do viveiro, desde a sementeira até a plantação final.
Assim,  esperamos vê-los empenhados todos os meses e com muita energia.

Visite a nossa estufa e aprenda um pouco mais sobre as plantas da Floresta natural dos Açores. Contacte: Filipe Figueiredo 918 536 022

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Comemorações do Dia Mundial da Criança na Povoação

Foi no passado dia 1 de Junho que a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Povoação (CPCJ) organizou na vila da Povoação um conjunto de atividades para todas as crianças do concelho. A SPEA, no âmbito das atividades do Centro Ambiental do Priolo e do projeto LIFE+ Laurissilva Sustentável, foi uma das instituições convidadas a participar tendo realizado algumas atividades relacionadas com a flora e fauna existentes na ZPE Pico da Vara/Ribeira do Guilherme.

Este ano, a vila contou, com a presença de perto de 500 crianças de todas as freguesias do Concelho, que foram divididas em três grupos: o Grupo Vermelho, constituído por crianças da Pré-Escolar, o Grupo Azul e o Grupo Amarelo, ambos constituídos por alunos do 1º ciclo.


As atividades decorreram das 9h30 às 14h30 em três espaços distintos da Povoação: no Gimnodesportivo, onde estavam os insufláveis que fizeram as delicias de todas as crianças; no Auditório, onde as crianças assistiram ao espetáculo do Palhaço Pezinho. O terceiro espaço foi o Ginásio da Escola Básica e Secundária da Povoação, onde a SPEA organizou os jogos "À descoberta da Laurissilva" e "Descoberta das Aves", onde as crianças tiveram oportunidade de ficarem a conhecer melhor a natureza que os rodeia.



Para além disso aos alunos do Pré-escolar tiveram a oportunidade de ouvir o "Conto do Jaime" com dramatização. No total, a SPEA recebeu ao longo de toda a manhã e início de tarde cerca de 500 crianças.


A Escola Profissional da Povoação promoveu também, no campo de jogos da Escola Básica e Secundária da Povoação  jogos tradicionais, pinturas faciais e a criação de um mural onde as crianças deixaram marcadas as suas mãos.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Fim de semana da Biodiversidade repleto de atividades

Teve lugar no passado fim de semana, 2 e 3 de junho, o Fim de semana da Biodiversidade na Reserva Florestal de Recreio da Cancela do Cinzeiro na Pedreira, Nordeste. Este evento, uma organização conjunta da SPEA, Direção Regional dos Recursos Florestais e Parque Natural de Ilha de São Miguel, celebrou o Dia Internacional da Biodiversidade (22 de maio) e o Dia Europeu dos Parques Naturais (24 de maio).

Com um conjunto de atividades planeadas para todas as idades, para fazer em família ou sozinho, desfrutando do contato com a Natureza de uma forma saudável e com o mínimo impacto. O sábado começou com um passeio ao Pico da Vara. Apesar do tempo que se fez sentir com muito nevoeiro, os participantes ficaram satisfeitos com a experiência prometendo repetir. Nesse mesmo dia teve lugar uma sessão de divulgação do Parque Natural de ilha de São Miguel que decorreu no Centro Ambiental do Priolo.


Durante todo o dia, as pessoas que vsitaram a Reserva Florestal da Pedreira tiveram a oportunidade de passear pelo Parque de charrete de cavalos, uma experiência única que permitiu ficar a conhecer melhor aquele espaço. O dia terminou com alguns jogos de vólei de grande nível!





No domingo, foi realizado um passeio de cavalo pela Serra da Tronqueira, que teve a participação de 17 cavaleiros da Equiaçores e da Associação Equestre de São Miguel. Este passeio teve a duração de 2h30 e todos os participantes chegaram ao fim satisfeitos e com vontade de repetirem um dia, com melhores condições meteorológicas, já que era a primeira vez que faziam um passeio deste género pelas Terras do Priolo.


Houve ainda uma sessão de introdução à Orientação promovida pelo Clube de Orientação de São Miguel, seguida de uma prova sprint de Orientação pela Reserva Florestal de Recreio da Cancela do Cinzeiro. O dia terminou com um churrasco de convívio com todos os presentes, onde no final se cantaram os Parabéns ao CAP pelo seu 5º aniversário e partiu-se o bolo!


Para além destas atividades, estiveram a decorrer durante os dois dias os passeios de charrete de cavalos, visitas guiadas ao Centro Ambiental do Priolo e à Descoberta da Laurissilva no parque de endémicas, jogos tradicionais, minigolfe, parede de escalada, entre outros.


Este foi mais um Fim de Semana da Biodiversidade repleto de atividades na Natureza! Até para o ano!