segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Visitas de longe e de (mais) perto...

O LIFE Laurissilva recebeu a semana passada a visita do Florian Schoene, responsável para a Agricultura da NABU, associação dedicada ao estudo e conservação das aves na Alemanha  (e uma das maiores na Europa), sendo a representante da Birdlife International nesse país.

De férias com a família em São Miguel durante quase um mês, a visita ao Centro de Interpretação do Priolo e às principais ações de recuperação na Serra da Tronqueira foi uma passagem obrigatória. O Florian ficou a conhecer melhor os trabalhos realizados e a decorrer, bem como pode verificar alguns dos resultados já alcançados. A animação foi garantida com a presença de um dos membros mais novos da família Schoene que se divertiu bastante pela Serra da Tronqueira.

O Centro Ambiental do Priolo recebeu ainda a visita de um grupo de alunos e professores da Escola Secundária de Ponte de Sor que de passagem por Terras do Priolo não deixaram de visitar o Centro e ficar a saber mais sobre o Priolo e o seu habitat.

Obrigado a todos pela visita e esperamos que a estadia em São Miguel tenha superado as expectativas!

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Life Laurissilva Sustentável tem 6 novos canteiros nas Furnas

Neste inverno de 2012 efetuaram-se as primeiras sementeiras no exterior. Estas sementeiras são de extrema importância para as plantas que necessitam de mais espaço para poderem germinar melhor e cujo tempo de germinação é maior, como é o caso do Azevinho e do Folhado que geralmente pode ser de mais de um ano.



Estes canteiros foram plantados nas Furnas, em terrenos cedidos pelo Centro de Monitorização e Investigação das Furnas (CMIF). Estes terrenos acredita-se serem favoráveis para a germinação destas espécies, uma vez que são antigos pomares férteis.

Foram criados 6 canteiros onde se plantaram: Azevinho, Folhado e Queiró.



Esperamos que estes canteiros venham a dar muitas plantas no futuro!

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Terras do Priolo candidatas a certificado europeu de turismo sustentável

Realizou-se ontem, no Centro de Monitorização e Investigação das Furnas, o III Fórum de Turismo Sustentável nas Terras do Priolo, promovido pela Direção Regional de Ambiente no âmbito do processo da candidatura do Parque Natural de Ilha de São Miguel à Carta Europeia de Turismo Sustentável (CETS) para os concelhos do Nordeste e Povoação.




A elaboração desta candidatura compreendeu um processo participativo de análise e definição de estratégias conjuntas que promoveu o envolvimento de entidades públicas e privadas dos dois concelhos. Foi a partir deste processo participativo que se elaborou o Plano de Ação que irá ser enviado para a Europarc na candidatura.




Estiveram presentes no Fórum, para além das entidades parceiras, um número significativo de empresários dos dois concelhos.




A partir de agora começará a ser implementado o Plano de Ação, enquanto se espera que a candidatura seja aceite.

Para saber mais visite o blogue da CETS: http://cetsmarcapriolo.blogspot.com/

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

III Fórum da Carta Europeia de Turismo Sustentável nas Terras do Priolo

O Governo Regional, através da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, promove o III Fórum da Carta Europeia de Turismo Sustentável nas Terras do Priolo, no dia 16 de janeiro, pelas 10 horas, no Centro de Monitorização e Investigação das Furnas (CMIF).
A Carta Europeia de Turismos Sustentável é um processo de participação ativa que envolve as instituições, os empresários e a população local, contribuindo para a definição do que se pretende que seja o futuro do turismo sustentável nas Terras do Priolo. O primeiro e segundo fórum deste processo foram realizados, respetivamente, em maio e outubro do ano transato sendo aprovados o diagnóstico e a estratégia para este território.
No âmbito do projeto LIFE Laurissilva Sustentável, a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar apresentou a candidatura para a adesão das Terras do Priolo (concelhos de Nordeste e Povoação) à Carta Europeia de Turismo Sustentável, iniciando um processo participativo de análise e definição de estratégias conjuntas que deverá concluir com a aprovação dum Plano de Ação que defina ações concretas para a melhoria da sustentabilidade da atividade turística nesta área. Mais informação em http://cetsmarcapriolo.blogspot.com.
No III Fórum será apresentada a Estratégia de Desenvolvimento Turístico Sustentável das Terras do Priolo sob forma de um Plano de Ação. Este plano específica um conjunto de ações concretas a implementar pelas entidades participantes no projeto, Direção Regional do Ambiente, Direção Regional de Turismo, Direção Regional dos Recursos Florestais Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves; AZORINA, SA, Câmara Municipal do Nordeste e Associação para o Desenvolvimento e a Promoção Rural, ao longo dos cinco anos de validação da Carta, que permitam atingir os objetivos fixados pela Estratégia.
Todo este processo fomenta não só o desenvolvimento económico e social das populações, mas também a gestão e conservação do património natural das Terras do Priolo de um modo sustentável.
A candidatura CETS Terras do Priolo será apresentada à EUROPARC, pela Direção Regional do Ambiente, em Janeiro deste ano, para validação e aprovação.
Os interessados em participar poderão fazê-lo através do site: http://cetsmarcapriolo.blogspot.com.

GaCS/SRAM/DRA

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Três Estágios concluídos com sucesso em São Miguel

A SPEA recebeu durante o ano de 2011, três estagiários, no âmbito do Programa ESTAGIAR L e T, da Região Autónoma dos Açores. Ana Mendonça, Ana Gonçalves e Fábio Rodrigues, desempenharam com sucesso diversos trabalhos nos Projectos da SPEA em São Miguel.

A SPEA pode usufruir do seu empenho, entusiasmo e dedicação, revelando-se este Programa uma mais valia para ambas as partes.

Nas palavras de Ana Mendonça, “Vivi uma experiência marcante, tive oportunidade de participar em vários projectos da SPEA, que enriqueceram o meu conhecimento sobre a biodiversidade em geral e a avifauna em particular. Pude desempenhar tarefas gratificantes como a organização de uma exposição de ossos de aves, contactar diversas pessoas e conhecer projectos desenvolvidos por outras entidades.


Ana Mendonça e Fábio Rodrigues

Considero a minha experiência de estágio positiva e o Programa Estagiar um importante contributo para a integração de jovens licenciados no mercado de trabalho. Estou satisfeita e recomendo este Programa a qualquer pessoa”.

Fábio Rodrigues diz “Esta experiência profissional foi inesquecível. A SPEA proporcionou-nos um bom ambiente de trabalho e a oportunidade de participar em diversos cursos e actividades. Um dos acontecimentos inesquecíveis, foi a viagem à ilha da Madeira para participar no VII Congresso de Ornitologia da SPEA e I Jornadas Macaronésicas de Ornitologia.

Do Programa Estagiar, tenho a referir que é uma ferramenta importante para os jovens que estão prestes a iniciar a sua vida profissional. O Programa está bem delineado, com a necessária abrangência para as situações ocorridas e objetivos a atingir”.

Fábio Rodrigues e Ana Gonçalves

Já Ana Gonçalves, diz: “A SPEA constitui uma entidade de referência e destaque no trabalho que desenvolve na conservação das aves e dos seus habitats, como tal agradeço ter participado nos seus projectos!

A Educação Ambiental é fundamental para o sucesso de um projecto de conservação, já que desperta a consciência da população para os problemas ambientais e semeia competências na resolução de problemas.

Ana Gonçalves e Ana Mendonça

Ao longo deste estágio, tive oportunidade de participar em diversas actividades que foram enriquecedoras para mim, não só a nível profissional como pessoal. O contacto com diversos públicos presentes nas actividades foi muito compensador e os resultados obtidos na sensibilização das populações quanto à floresta Laurissilva dos Açores e ao Priolo, muito satisfatórios.

O programa ESTAGIAR é assim muito importante e valioso, já que proporciona uma experiência laboral para os recém licenciados e representa um impulso para a integração dos mesmos no mercado de trabalho”.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Estufa do projecto com primeiras germinações do ano!

Com o inicio de 2012 verificamos que as sementeiras efetuadas em 2011 tiveram as suas primeiras germinações.

Sanguinho (Frangula azorica)

Algumas das espécies já foram repicadas para vasos onde se poderão desenvolver.
Os melhores resultados verificaram-se no Sanguinho (Frangula azorica), que demorou cerca de 2 meses a germinar. No caso do Louro (laurus azorica), a germinação demorou apenas um mês.
Louro (laurus azorica)


No caso das herbáceas, como por exemplo o Patalugo (leontondon rigens), demoraram apenas 2 semanas a germinar. Contudo, este é um comportamento normal já que as herbaceas têm uma germinação muito rápida e requerem menos tempo em estufa.

Patalugo (leontondon rigens)