terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Vandalismo em área protegida nos Graminhais

A área de intervenção do LIFE Laurissilva Sustentável no Planalto dos Graminhais foi novamente vandalizada.



Esta área protegida possui um habitat natural único nos Açores, as Turfeiras, com um elevado valor para biodiversidade mas também para as populações pois têm um papel importante na regulação hídrica contribuindo para questões como disponibilidade de água ou controlo da erosão. Apesar de a equipa do LIFE Laurissilva ter feito uma vedação com o intuito de evitar este tipo de situações, uma vez mais a nossa equipa encontrou vestígios da entrada de motos nesta área.




Esta entrada forçada numa área protegida, como é o caso do Planalto dos Graminhais, provocou danos não só na vedação, como também na própria turfeira. Este foi já o segundo local desta área em recuperação onde se verificaram situações destas. Sendo impossível ter uma vigilância 24 horas sobre a área fica o apelo à consciência de quem faz estas ações para não destruir o trabalho realizado com muita dedicação frequentemente sob condições climatéricas bastante adversas.  




3 comentários:

faam.botanico amador disse...

era apanha-los e dar-lhes com os toros que tiraram só gentinha parva !

faam.botanico amador disse...

era dar-lhes no lombo com os toros que tiraram e era pouco gente mais parva !

Anónimo disse...

Dia 5 de Janeiro (Sabado), vi carrinhas estacionadas na Freguesia da Achada e com publicidade a marcas de motas. Nessa altura essas motas deviam estar nos Graminhais.

Enviar um comentário