segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Projeto celebra Dia da Floresta Autóctone com três escolas de São Miguel

No âmbito das celebrações do Dia da Floresta Autóctone, dia 23 de novembro, a SPEA, através do Projeto Life Laurissilva e do Centro Ambiental do Priolo (CAP), organizou três atividades com as escolas EBS do Nordeste, EBS da Povoação e Antero de Quental em Ponta Delgada.


No dia 21 de novembro os técnicos da SPEA estiveram na Escola Básica e Secundária do Nordeste a fazer a atividade "À Descoberta da Laurissilva". Esta atividade contou com a participação de 22 alunos, onde estes tiveram  a oportunidade de fazer uma visita de estudo ao miradouro do Pelado, na Fazenda do Nordeste e ao CAP, para poderem ver diversos tipos de vegetação, nomeadamente a floresta original dos Açores, Floresta Laurissilva.



No dia 22 de novembro, os técnicos do Life Laurissilva estiveram com 15 alunos da Povoação com o intuito de fazer uma plantação de espécies de plantas nativas. Esta plantação teve lugar na Escola Básica da Lomba do Pomar onde estes alunos tiveram a oportunidade de plantar, no jardim da escola, 38 plantas, entre pau branco, azevinho, sanguinho, tamujo, urze e azorinas.


No dia seguinte, 23 novembro, os técnicos do Life levaram 7 alunos da Escola Básica e Secundária da Povoação, acompanhados por 6 professores, para uma das zonas de intervenção do Projeto Life Laurissilva Sustentável, na Serra da Tronqueira. Foram plantadas 323 plantas com apenas 7 alunos entusiastas e os seus professores num espaço de pouco mais de 1h30! As espécies plantadas foram o louro, o sanguinho e pau branco. Esta atividade terminou com uma visita aos viveiros do projeto na Lomba do Loução.







Nesse mesmo dia, os técnicos do CAP deslocaram se à escola Antero de Quental em Ponta Delgada, onde se realizou uma palestra com cerca de 100 alunos em que se falou do Priolo, da floresta e das ameaças que enfrenta atualmente. Depois desta palestra, já durante a tarde, realizou se uma plantação de plantas nativas, entre as quais pau branco, azevinho, urze, tamujo, azorina, queiró, sanguinho.


Agradecemos desde já às escolas, aos seus professores, e especialmente aos alunos pelo entusiasmo e interesse demonstrados nestas atividades.

Para o ano há mais!

Sem comentários:

Enviar um comentário