segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Recolha de sementes no Pico Bartolomeu com muitos participantes

Decorreu no passado sábado, 10 de novembro, no Pico Bartolomeu, mais uma atividade de recolha de sementes. Esta atividade foi organizada pela SPEA no âmbito das atividades do Centro Ambiental do Priolo e do projeto Life Laurissilva Sustentável, e contou com a participação de cerca 25 participantes, que ao longo da manhã recolheram sementes para a produção de plantas nativas e endémicas na estufa do Life Laurissilva.


A recolha de sementes é extremamente importante para a recuperação da Floresta Laurissilva. A estufa do projeto produz plantas nativas e endémicas que depois são plantadas nas áreas de intervenção para remoção de exóticas invasoras na ZPE Pico da Vara/Ribeira do Guilherme, e isto só é possível com a recolha anual de sementes de várias espécies da flora dos Açores que serão tratadas e depois plantadas para que germinem.


Na manhã de sábado, os cerca de 25 participantes, entre um grupo de Exploradores do Agrupamento de escoteiros 720 do Nordeste e um grupo de sete amigos, depois de se encontrarem no Centro Ambiental do Priolo, no Parque Florestal da Cancela do Cinzeiro, seguiram para o Pico Bartolomeu, onde com o auxilio dos técnicos da SPEA puderam recolher várias sementes de plantas nativas que se encontram naquele local.


A última paragem foi na estufa do projeto, localizada na estrada da Lomba do Loução, na Povoação, onde todos os participantes puderam ver em primeira mão resultados das sementeiras do ano passado e ficaram a conhecer um pouco melhor o funcionamento de um viveiro e o trabalho necessário para que as plantas cresçam fortes!


Obrigada a todos pela participação!


Sem comentários:

Enviar um comentário