segunda-feira, 26 de novembro de 2012

LIFE Laurissilva apresenta resultados em Seminário nacional


O Projeto Life Laurissilva Sustentável, coordenado pela SPEA em parceria com a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar e com a Câmara Municipal da Povoação, apresentou parte do trabalho realizado na Serra da Tronqueira e Planalto dos Graminhais no seminário “Conservação de Habitats autóctones e controlo de espécies exóticas invasoras” que decorreu até ontem em Luso,na Mealhada.

Este seminário organizado pela Fundação Mata do Buçado (FMB), no âmbito do LIFE BRIGHT, teve como objetivo comemorar o Dia Nacional da Floresta Autóctone e juntou representantes de alguns dos principais projetos para a recuperação de habitats naturais e controlo de espécies vegetais exóticas invasoras a decorrer em território português.





Joaquim Teodósio, coordenador do LIFE apresentou duas vertentes do trabalho realizado. No primeiro dia uma abordagem sobre as diferentes funções que o viveiro de plantas desempenha, onde, para além da produção propriamente dita de plantas para as ações de recuperação dos habitats, se abordou a componente de divulgação e apoio às escolas (principalmente da EBS da Povoação), o voluntariado e valor turistico e mesmo a valorização paisagistica e economica das espécies da floresta original dos Açores.
No segundo dia, foi apresentado o trabalho realizado desde 2003 na recuperação dos habitats naturais da serra da Tronqueira e Planalto dos Graminhais, nomeadamente da floresta de Laurissilva e das turfeiras. Este trabalho tem passado em grande parte pelo controlo de diversas espécies de flora invasora exótica. Os bons resultados obtidos e a dimensão do trabalho com cerca de 350 ha de habitats intervencionados foram os dois factores registados por alguns dos participantes deste seminário.



No decorrer do Seminário foram apresentados resultados de outros trabalhos realizados em Portugal, visando o controlo de espécies vegetais invasoras como a acácia e a cana que ameaçam muitas das áreas florestais naturais de Portugal. A FMB apresentou também o trabalho do projecto LIFE Bright, a decorrer na Mata do Buçado para recuperação do Adernal, uma floresta antiga e rara, ameaçada pela proliferação de Acácias e Incenso. Foi ainda possível visitar algumas das áreas de intervenção deste projecto.



Da parte do LIFE Laurissilva o agradecimento pelo convite e acolhimento por parte da FMB, bem como os parabéns por esta excelente iniciativa.
Para saber mais sobre este seminário e os temas que foram tratados visite AQUI.


Sem comentários:

Enviar um comentário