segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Graminhais registam mais espécies de aves


O Projeto Life Laurissilva Sustentável tem vindo a desenvolver diversas ações de recuperação da Turfeira no Planalto dos Graminhais. Em setembro deste ano, terminaram os trabalhos de maior envergadura iniciados no verão de 2011. Estes trabalhos incluiram entre outros a construção de diques e o fecho de valas de drenagem de forma a recuperar o nível da água naquela área.

Com o inicio do outono e com a chuva que se tem feito sentir, já podemos observar nos Graminhais alguns dos diques com um nível de água significativo. As várias charcas construídas para reter a água nesta zona húmida, possibilitam também um habitat adequado para várias espécies migradoras que passam pelos Açores.



Escrevedeira-das-neves (Plectrophenax nivalis)

No passado dia 7 de novembro, a equipa da SPEA esteve nos Graminhais a fazer monitorizações e conseguiu observar vários individuos de duas espécies de aves migradoras:

- 6 Escrevedeira-das-neves (Plectrophenax nivalis)

- 12 Marrequinhas (Anas crecca)


Algumas das aves residentes que podem ser observadas no local são:

Priolo (Pyrrhula murina)
Canário-da-terra (Serinus canaria)
Estrelinha (Regulus regulus)
Melro (Turdus merula azorensis)
Tentilhão dos Açores (Fringilla coelebs moreletti)
Toutinegra dos Açores (Sylvia atricapilla atlantis)
Lavandeira (Motacilla cinerea patriciae)

A Galinhola (Scolopax rusticola) e a Narceja-comum (Gallinago gallinago) aparentemente tiveram um aumento no planalto, reflectindo possivelmente as intervenções do LIFE Laurissilva Sustentável e a proibição de caça nesta área.


Marrequinhas (Anas crecca)

Sem comentários:

Enviar um comentário