segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Programa Escolar do Centro Ambiental do Priolo já arrancou


O Centro Ambiental do Priolo (CAP), com o apoio do projeto LIFE Laurissilva Sustentável já lançou o seu programa escolar para o ano letivo 2012/2013. Este programa já decorre desde 2008 e pretende complementar o programa educativo de escolas ou instituições que ambicionam aproximar os jovens da Ilha de São Miguel aos principais valores naturais desta ilha, nomeadamente a Floresta Laurissilva e Avifauna. 

Este programa conta com diversas atividades lúdicas mas didáticas que têm sido alvo de uma solicitação crescente por parte dos docentes de várias instituições desta ilha. No ano anterior, o CAP colaborou com 17 escolas distribuídas pelos 6 concelhos da ilha de São Miguel, educando e motivando mais de 2800 alunos. 


No ano de 2012/2013, os docentes poderão escolher entre 6 planos de atividades diferentes que incluem também uma formação para professores que pretendem aumentar os seus conhecimentos sobre avifauna, flora e conservação do património natural dos Açores. A grande novidade deste programa é uma colaboração mais estreita com o projeto LIFE Laurissilva Sustentável, que desenvolve ações de conservação na Floresta Laurissilva e turfeiras dos Açores (dois habitats ameaçados e prioritários do arquipélago), através da inclusão de atividades realizadas num viveiro de produção de plantas endémicas deste projeto.


O CAP dispõe de outra ferramenta online  que pode ser utilizada pelos docentes como complemento da formação dos seus alunos. O site “Uma Floresta, um Futuro” pode ser consultado através do link http://umaflorestaumfuturo.spea.pt/ e dispõe de uma área destinada aos professores, onde podem ser descarregados materiais didáticos e jogos para alunos entre 6-10 e dos 11 - 14 anos. 

Conheça o programa escolar do Centro Ambiental do Priolo através do link http://centropriolo.spea.pt/pt/escolas/ e marque já a sua atividade pelo número 91 8536123.

Sem comentários:

Enviar um comentário