segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Priolo, um tesouro no meio do nevoeiro


No sábado 1 de Setembro realizamos mais uma visita à ZPE Pico da Vara/ Ribeira do Guilherme com o intuito de observar priolos e conhecer melhor as acções de conservação que têm sido desenvolvidas para a sua conservação e do seu habitat.  

O dia amanheceu fechado, o que dificultou a observação de priolos nas primeiras horas da manhã. Percorremos a estrada da Tronqueira até ao miradouro no meio do nevoeiro, chegando a ouvir alguns exemplares de Priolo, mas com grandes dificuldades para os avistar. Entretanto, os participantes ficaram a conhecer as plantas da Laurissilva, observaram sinais de alimentação do Priolo na uva-da-serra e observaram as diversas acções de recuperação de Floresta Laurissilva na Serra da Tronqueira.


O corte da estrada da Tronqueira, por causa duma derrocada, obrigou-nos a um grande desvio para chegar à zona do Labaçal, já do lado da Povoação. Nesta zona, mais recentemente intervencionada e já sem nevoeiro, conseguimos avistar alguns priolos e pudemos ver mais de perto o trabalho de conservação desenvolvido.

A actividade finalizou com a visita ao Centro Ambiental do Priolo e a marcação das observações no novo placard de avistamentos. Mais uma vez, e apesar das condições meteorológicas adversas, a actividade decorreu com tranquilidade tendo sido possível observar bem os priolos.




Sem comentários:

Enviar um comentário