quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Censo de juvenis de Priolo a decorrer até final do mês


Está a decorrer desde dia 8 de setembro o censo de juvenis de Priolo. Este censo é realizado anualmente em 20 transectos, todos na ZPE Pico da Vara/Ribeira do Guilherme, à exceção de um que fica no Pico da Areia, Furnas. Este censo é de extrema importância para acompanhar a evolução desta espécie endémica em perigo.

O censo de recrutamento de juvenis de Priolo Pyrrhula murina, está a ser efetuado durante o mês de Setembro de 2012 e pretende comparar os resultados obtidos com os dos anos anteriores. Esta medida de monitorização da população foi realizada anualmente de 2006 a 2008, no âmbito do Projecto LIFE Priolo. Após um ano de interregno foi possível voltar a realizar este censo em 2010 através do Preventing Extinctions Program e após novo ano de interregno, será novamente realizado, desta vez por Rúben Coelho, estagiário do Projeto Life Laurissilva Sustentável.



O censo de juvenis é feito através de “captura visual” de priolos em 20 transectos realizados a pé, na área de distribuição da espécie, de 8 a 30 de Setembro. Cada transecto será realizado por duas vezes, com um intervalo aproximado de 10 dias e em períodos diferentes: de manhã, das 7:00 – 12:00 e de tarde, das 15:00 – 19:00. Os priolos observados foram distinguidos entre juvenis e adultos e os resultados analisados da mesma forma. Durante os transectos anotaram-se ainda os registos de alimentação e despistou-se a presença de anilhas coloridas nos tarços dos priolos.

Este censo assume extrema importância já que permite não só comparar os dados obtidos com os anos anteriores, obtendo assim uma estimativa do número de juvenis, mas também a evolução do Priolo nos últimos anos.

Resta agora que o tempo colabore!

Sem comentários:

Enviar um comentário