quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Biologia no Verão com balanço positivo


O programa Biologia no Verão terminou no passado dia 15 de setembro. Desde julho que a SPEA tem vindo a desenvolver diversas atividades no âmbito deste programa, tendo um balanço final bastante positivo, com cerca de 94 participantes nas atividades organizadas ao longo dos últimos dois meses.

O primeiro ano de participação da SPEA no Programa Biologia no Verão foi em 2009. Desde ai que a SPEA tem vindo a manter esta parceria organizando todos os verões diversas atividades um pouco por todo o país.

No caso dos Açores, através do Projeto Life+ Laurissilva Sustentável e do Centro Ambiental do Priolo, as atividades tiveram lugar nos concelhos do Nordeste e Povoação. Assim, a SPEA organizou 5 tipos de atividades diferentes, num total de 17 sessões e com a participação de 94 pessoas. 

A atividade “Priolo – O Tesouro da Tronqueira”, foi realizada 4 vezes, com um total de 34 participantes. A atividade consiste num percurso realizado pela estrada da Tronqueira com o intuito de observar Priolos e visitar o seu habitat natural – a floresta Laurissilva, ficando também a saber um pouco mais sobre as ameaças e ações de conservação desenvolvidas. Os participantes têm também oportunidade de visitar o Centro Ambiental do Priolo. 



No caso da atividade “Da Semente à Planta”, esta realizou-se todas as sextas feiras, com 9 sessões e num total de 21 participantes. Esta atividade consiste na visita guiada ao viveiro do Life Laurissilva Sustentável de plantas endémicas e nativas dos Açores com explicação de todas as fases da produção destas plantas. 


Houve também uma atividade dedicada às turfeiras do Planalto dos Graminhais. Este é um habitat raro e considerado prioritário encontrando-se já muito degrado e escasso na Ilha de São Miguel, Açores. Numa visita ao Planalto dos Graminhais, localizado na Zona de Proteção Especial Pico da Vara/ Ribeira do Guilherme (ZPE) os participantes poderão conhecer este habitat, as suas características, particularidades e importância de conservação. Terão igualmente oportunidade de percorrer um pequeno percurso em que se poderão observar as ações de recuperação na área, realizadas pelo projeto LIFE Laurissilva Sustentável. “Venha conhecer a Turfeira”, teve um total de 2 sessões e 12 participantes. Infelizmente esta é uma área com condições atmosféricas adversas o que motivou várias desistências.




A atividade “Conheça um projeto de conservação”, foi realizada uma vez e teve 15 participantes. Esta atividade consiste numa visita guiada às ações de conservação desenvolvidas pelo projeto LIFE Laurissilva Sustentável na Serra da Tronqueira e Planalto dos Graminhais e pretende dar a conhecer as principais ações de conservação desenvolvidas até à data em dois dos habitats prioritários do arquipélago dos Açores (Floresta Laurissilva e Turfeiras). 



Uma das atividades que a SPEA realiza mais vezes ao longo de todo o ano é “De Olho nas Aves”, no âmbito do Biologia no Verão foi realizada uma vez com um total de 12 participantes e teve lugar na Lagoa das Furnas. Esta atividade baseia-se na observação de aves em ponto fixo, onde os participantes têm à sua disposição algum material ótico (binóculos e telescópio) e didático (guias de aves), sendo auxiliados por um técnico na identificação das espécies de aves que estão a observar, no período da duração da atividade. 





O programa Biologia no Verão permite a todas as pessoas ficarem a conhecer um pouco da fauna e da flora que as rodeia e a terem um maior contacto com a natureza. A SPEA faz um balanço muito positivo da participação neste programa no verão de 2012 e contamos consigo para o próximo ano.


O programa Biologia no Verão permite a todas as pessoas ficarem a conhecer um pouco da fauna e da flora que as rodeia e a terem um maior contacto com a natureza. A SPEA faz um balanço muito positivo da participação neste programa no verão de 2012 e contamos consigo para o próximo ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário