sexta-feira, 25 de maio de 2012

À procura do Cedro do Mato


No âmbito do Projeto LIFE Laurissilva Sustentável, desde o mês de abril, a equipa de projeto está a procurar obter mais informação sobre uma das árvores mais características da flora endémica dos Açores, conhecido por Cedro do mato ou Zimbro (Juniperus brevifolia). Esta espécie e as suas formações florestais são protegidas a nível nacional e internacional.
 
O cedro do mato é uma espécie-chave em muitas comunidades naturais dos Açores. O seu declínio poderá ter consequências graves nos ecossistemas naturais, na qualidade e quantidade dos recursos hídricos, na retenção dos solos, na flora e fauna insulares. 

 Exemplar com porte arbustivo de Juniperus brevifolia

Actualmente os bosques do Cedro do mato foram reduzidos pela intensa ação do homem. Desde o povoamento das ilhas esta espécie foi explorada para alimento do gado, obtenção de carvão vegetal, implantação de pastagens e na construção civil e de mobiliário.

Com  o presente estudo pretende-se conhecer, com maior detalhe, a área de distribuição da espécie e o seu estado de conservação na Zona de Protecção Especial Pico da Vara/Ribeira do Guilherme, localizada nos concelhos de Povoação e Nordeste, a ultima grande mancha de vegetação natural da Ilha de São Miguel. 

A  primeira fase do trabalho é identificar as manchas de cedro do mato na Serra de Tronqueira, Graminhais, Pico Verde, Pico da Vara e Pico do Bartolomeu, entre outros, tendo-se para tal levado a cabo foto interpretação e validação no terreno. Após esta primeira fase vai-se levar a cabo uma amostragem destas populações com vista a determinar a estrutura das mesmas.

Este trabalho está a ser coordenado por Lourdes Peñil, estudante de Engenharia Florestal da Universidade Politécnica de Madrid  (Espanha).

 Observação do Pico Bartolomeu

1 comentário:

AriadnaBach disse...

Parabéns pelo vosso excelente trabalho!
Cumprimentos.

Enviar um comentário