quarta-feira, 9 de maio de 2012

Dia de voluntariado nas turfeiras dos Graminhais


No passadio dia 5 de maio a SPEA levou a cabo uma ação de voluntariado, incluída nas atividades do projeto LIFE Laurissilva Sustentável, com vista à proteção das turfeiras do Planalto dos Graminhais.

A adesão a esta iniciativa foi muito positiva tendo-se esgotado todas as 15 vagas abertas para a atividade. Nem as condições climatéricas adversas que se fizeram sentir no sábado afastaram os voluntários!

Assim e dado que para a maioria dos participantes esta era a primeira vez que tinham contacto com este habitat natural, no início foi feita uma pequena explicação sobre as características das turfeiras e sobre a sua importância, não apenas ao nível da sua ecologia, mas igualmente a sua importância ao nível do armazenamento e qualidade da água.

De seguida deu-se início aos trabalhos tendo-se formado duas equipas, uma ficou responsável pela construção do dique com placas de plástico com vista ao encerramento de uma vala de drenagem, esta equipa constituída por elementos exclusivamente femininos demonstrou grande vontade e seus esforços foram recompensados com a retenção quase imediata de água pelo dique após a sua conclusão.

A segunda equipa ficou responsável pela instalação de bolsas de Sphagnum (batizadas carinhosamente pela equipa como hambúrguer) numa bacia construída no verão passado e que tem retido um grande volume de água criando assim condições para o aparecimento de uma nova área de turfeira, trabalho igualmente desempenhado com grande sucesso por todos os intervenientes.

A meio do dia foi feita a merecida pausa para almoço e nem o forte nevoeiro e algum vento impediu que a boa disposição imperasse. Após o almoço as equipas trocaram de funções de modo a que todos pudessem experimentar as diferentes ações de recuperação de turfeiras.

Por volta das 15h as condições climatéricas agravaram-se e a chegada da chuva levou a que se desse por terminada esta iniciativa , com o resultado muito positivo de dois diques construídos e a instalação de cerca de 50 bolsas de Sphagnum cobrindo a totalidade da bacia de água que estávamos a intervencionar.

Sem dúvida uma iniciativa a repetir!

Sem comentários:

Enviar um comentário