segunda-feira, 5 de março de 2012

Turfeiras do Planalto dos Graminhais visitadas por especialistas escoceses

Durante a última semana de Fevereiro, o Projeto Life Laurissilva Sustentável recebeu a visita de Norman Russell, responsável pela reserva natural Forsinard Flows na Escócia, pertencente à RSPB do Reino Unido, e Alexander Payne, elemento da British Bryological Society, especialista em Briófitos. Foi possível visitar os trabalhos realizados nesta área desde 2011.




Esta visita teve como objetivo verificar o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido para a recuperação das áreas de turfeira no Planalto dos Graminhais. Durante a semana em que estiveram em São Miguel, Norman e Alexander, visitaram as várias áreas de intervenção do projeto e outras áreas naturais da Ilha, tendo passado grande parte do seu tempo com a equipa do projeto a discutir os avanços realizados na área dos Graminhais.



O Norman Russell tem dado um importante apoio na planificação das ações que estão a ser realizadas, estando a acompanhar o projeto desde 2010. A sua experiência decorrente da gestão de uma área de quase 20.000 ha de turfeiras na Escócia tem sido um excelente apoio para os trabalhos em curso no âmbito do Laurissilva Sustentável. Foi agora possível ver já resultados das ações implementadas desde a primavera de 2011 e reavaliar o trabalho feito e o plano para 2012. O Alexander Payne, veio também dar apoio ao projeto, tendo com o seu conhecimento, sobre este tipo de habitats, dado mais um excelente contributo para um melhor desenvolvimento de todo o trabalho que ainda terá de ser realizado.

Ao longo destes dias foram identificadas cerca de 20 espécies de Briófitos, destas, quatro são espécies de Sphagnum, sendo que três destas espécies assumem um importante papel nos trabalhos de recuperação da vegetação nos Graminhais.



É preciso relembrar que Norman Russell esteve em S. Miguel pela primeira vez em 2010, para ajudar a coordenar os trabalhos iniciais de recuperação das turfeiras. Esta foi a terceira vez que esteve em visita ao projeto tendo ficado bastante agradado com todo o progresso verificado. Por sua vez Alexander Payne na sua primeira visita ao Arquipélago ficou encantado com os Graminhais e com a ilha, tendo ficado a promessa de voltar.

Sem comentários:

Enviar um comentário