segunda-feira, 12 de março de 2012

Passeio ao projeto Life Laurissilva Sustentável com boa adesão

No passado dia 10 de março, a SPEA organizou um passeio no âmbito do Life Laurissilva Sustentável, com o objetivo de dar a conhecer aos participantes as ações de conservação que têm vindo a ser desenvolvidas por este projeto.

Esta atividade contou com a presença de 19 participantes que tiveram a oportunidade de passar a manhã em contato com a natureza. O ponto de encontro foi no Jardim Municipal da Povoação e às 10h da manhã, com um dia solarengo, os participantes começaram a sua visita com uma paragem na estufa do projeto na Lomba do Loução.


Na estufa o técnico da equipa do projeto Filipe Figueiredo explicou o trabalho desenvolvido na produção de plantas nativas e os processos inerentes à mesma, desde a recolha de sementes até à germinação, e também a aclimatização das plantas ao serem transferidas para os viveiros no exterior da estufa.


O ponto de paragem seguinte foi no Labaçal, na Serra da Tronqueira, onde os participantes puderam ver o trabalho desenvolvido ao nível da recuperação da Floresta Laurissilva, sendo que este local foi um dos  primeiros a ser intervencionado durante o projeto, sendo possível ter uma ideia do que era antes e o depois da intervenção.


Depois desta paragem, os participantes foram até ao miradouro da Tronqueira onde receberam algumas explicações sobre a vegetação nativa que se pode observar deste ponto e também sobre a expansão das espécies invasoras na zona central da serra.


A visita terminou no Centro Ambiental do Priolo (CAP), onde a técnica da SPEA Azucena de la Cruz deu uma explicação acerca da flora e da fauna que pode ser encontrada na zona da ZPE Pico da Vara/Ribeira do Guilherme, bem como diversos aspetos sobre o Priolo e a importância destes habitats tão ameaçados.


Ficou a promessa de voltarem a participar em mais atividades  e a vontade de conhecerem melhor o trabalho desenvolvido.


Sem comentários:

Enviar um comentário