segunda-feira, 5 de março de 2012

Life Laurissilva reúne comissão executiva

No passado dia 27 de fevereiro, reuniu-se na sede do Life Laurissilva Sustentável, na Lomba do Carro, Povoação, a Comissão Executiva deste projeto. Esta comissão que junta todos os parceiros do Life, reunindo trimestralmente para discutir e planear as ações que estão a ser desenvolvidas. Com o projeto a menos de um ano do fim, os próximos meses vão trazer muito trabalho e novidades.

Nesta reunião estiveram presentes, para além dos técnicos pertencentes aos vários parceiros do projeto, o Diretor Regional do Ambiente, João Bettencourt e a Diretora do Parque Natural de Ilha de São Miguel, Hélia Palha.

Ao longo da reunião, a equipa de projeto deu conta dos progressos realizados nos últimos meses, tendo assumido destaque o trabalho realizado para a recuperação das turfeiras no Planalto dos Graminhais e a entrega da candidatura das Terras do Priolo à Carta Europeia de Turismo Sustentável.
Foi também apresentado e discutido o plano de atividades para o ano de 2012, ultimo ano do projeto. Ao longo deste ano muito trabalho será ainda realizado e muitas novidades ainda irão certamente surgir, quer ao nível do trabalho de conservação dos habitats, quer ao nível das ações de sensibilização e de apoio ao turismo sustentável.

No dia seguinte, a equipa técnica do Life Laurissilva Sustentável esteve reunida com a Raquel Ferreira, da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, para em conjunto serem definidas algumas das ações a incluir no Plano de Gestão do Parque Natural de Ilha (PNI), relativamente à área da ZPE Pico da Vara/Ribeira do Guilherme.

Esta colaboração deve-se ao facto de o Projeto Life Laurissilva Sustentável estar a decorrer nessa ZPE. Estas circunstâncias fazem com que a equipa técnica da SPEA conheça de forma aprofundada esta Zona de Proteção Especial e possa contribuir de uma forma ativa para a sua manutenção. A proliferação das espécies de flora invasora continua a ser a grande ameaça em termos de conservação dos importantes habitats naturais desta área do PNI.

Saiba mais sobre o projeto e as ações desenvolvidas em http://life-laurissilva.spea.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário