sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

III Fórum da Carta Europeia de Turismo Sustentável nas Terras do Priolo

O Governo Regional, através da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, promove o III Fórum da Carta Europeia de Turismo Sustentável nas Terras do Priolo, no dia 16 de janeiro, pelas 10 horas, no Centro de Monitorização e Investigação das Furnas (CMIF).
A Carta Europeia de Turismos Sustentável é um processo de participação ativa que envolve as instituições, os empresários e a população local, contribuindo para a definição do que se pretende que seja o futuro do turismo sustentável nas Terras do Priolo. O primeiro e segundo fórum deste processo foram realizados, respetivamente, em maio e outubro do ano transato sendo aprovados o diagnóstico e a estratégia para este território.
No âmbito do projeto LIFE Laurissilva Sustentável, a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar apresentou a candidatura para a adesão das Terras do Priolo (concelhos de Nordeste e Povoação) à Carta Europeia de Turismo Sustentável, iniciando um processo participativo de análise e definição de estratégias conjuntas que deverá concluir com a aprovação dum Plano de Ação que defina ações concretas para a melhoria da sustentabilidade da atividade turística nesta área. Mais informação em http://cetsmarcapriolo.blogspot.com.
No III Fórum será apresentada a Estratégia de Desenvolvimento Turístico Sustentável das Terras do Priolo sob forma de um Plano de Ação. Este plano específica um conjunto de ações concretas a implementar pelas entidades participantes no projeto, Direção Regional do Ambiente, Direção Regional de Turismo, Direção Regional dos Recursos Florestais Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves; AZORINA, SA, Câmara Municipal do Nordeste e Associação para o Desenvolvimento e a Promoção Rural, ao longo dos cinco anos de validação da Carta, que permitam atingir os objetivos fixados pela Estratégia.
Todo este processo fomenta não só o desenvolvimento económico e social das populações, mas também a gestão e conservação do património natural das Terras do Priolo de um modo sustentável.
A candidatura CETS Terras do Priolo será apresentada à EUROPARC, pela Direção Regional do Ambiente, em Janeiro deste ano, para validação e aprovação.
Os interessados em participar poderão fazê-lo através do site: http://cetsmarcapriolo.blogspot.com.

GaCS/SRAM/DRA

Sem comentários:

Enviar um comentário