segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Ações nos Graminhais ajudam a recuperar turfeira

Durante todo o Verão a equipa do Projecto Life Laurissilva Sustentável trabalhou no Planalto dos Graminhais no encerramento de valas de drenagem para ajudar na recuperação das turfeiras, através do aumento da retenção e infiltração de água. Também alguns dos acessos abertos entre a turfeira, e que entretanto se tornaram zonas de grande escorrência de água e erosão, foram encerrados.

Caminho na Turfeira com grande erosão

Para a execução destes trabalhos foi necessário reforçar a equipa com mais cinco elementos e ainda ter uma máquina que fez grande parte dos diques que fecharam as valas e caminhos. Até ao momento nesta primeira fase de trabalhos foram construídos 105 diques.




Por esta altura do ano, grande parte dos diques construídos até final do Verão já estão a cumprir a sua função, retendo parte da água e distribuindo a restante de uma forma mais homogénea pela zonas de turfeira. Os diques construidos em terra e depois recobertos com vegetação ficaram em média com cerca de 3 a 4 metros de comprimento e cerca de 90 cm de profundidade. Em situações pontuais como nas zonas dos caminhos alguns dos muros tiveram de ser um pouco maiores sendo que o de maior dimensão ficou com cerca de 70 m de comprimento e no ponto mais fundo cerca de 1.50 m de profundidade.





Este foi sem dúvida um trabalho moroso, no entanto já é possível observar os resultados da construção destes diques. Já se pode ver algumas zonas mais secas com mais musgão e em muitos dos locais a área do dique já recuperou de forma assinalável. Esperamos que este seja um grande passo na recuperação das Turfeiras no Planalto dos Graminhais!