sexta-feira, 4 de novembro de 2011

VII Congresso de Ornitologia da SPEA

O LIFE Laurissilva Sustentável esteve presente no VII Congresso de Ornitologia da SPEA que decorreu de 29 de Outubro a 1 de Novembro em Machico, na Madeira, e em que pela primeira vez a Macaronésia foi o tema em destaque. A organização em simultâneo das I Jornadas Macaronésicas de Ornitologia, permitiu debater pela primeira vez e em conjunto o enorme valor dos recursos naturais e biodiversidade que une Madeira a Açores, Cabo Verde e Canárias, destacando-se a importância da conservação dos habitats de Laurissilva e do mar.




Este evento permitiu reunir em Machico especialistas de Portugal, Espanha e Cabo Verde, além de convidados de outros países. Em grande destaque esteve o valor único das espécies e habitats da região da Macaronésia, que engloba Cabo Verde, Canárias, Madeira e Açores, que é caracterizado por habitats e espécies endémicas, muito ameaçados.

Os representantes das quatro regiões salientaram e apresentaram os excelentes resultados de vários projectos, em especial os financiados pelo programa comunitário Life+, como foram os casos dos projectos de conservação do Priolo e da Laurissilva (Açores), da Freira-do-bugio e Freira-da-madeira (Madeira) e aves marinhas (Canárias e Cabo Verde). Os resultados obtidos mostram que é possível recuperar essas espécies e minimizar os impactos causados por espécies invasoras, predadores introduzidos e destruição dos habitats nativos e que as quatro regiões poderão trabalhar em conjunto num futuro próximo.



Luís Costa, Director Executivo da SPEA, refere que “não só os resultados obtidos e apresentados neste congresso são encorajadores, como mostram que a sua discussão neste congresso permite identificar muitas ameaças em comum, que poderão ser combatidas em parceria pelas organizações que trabalham em cada uma das regiões.”

Ficou também demonstrado que “estes projectos permitem um acréscimo de riqueza nestas regiões, divulgando o património único que existe na Macaronésia e que é um cartaz de turismo e de desenvolvimento sustentável dos vários arquipélagos”. Paulo Oliveira “felicitou a organização deste congresso e frisou a boa relação com as ONGs presentes e espera que este congresso e jornadas venham cimentar ainda mais esta relação.”


Sem comentários:

Enviar um comentário