terça-feira, 11 de outubro de 2011

Nordeste recebe Fórum de Turismo Sustentável

O II Fórum da Carta Europeia de Turismo Sustentável (CETS) nas Terras do Priolo(1) irá realizar-se no dia 14 de Outubro pelas 14h no Centro Municipal de Actividades Culturais de Nordeste. A CETS das Terras do Priolo pretende conciliar a conservação do Priolo e do seu Habitat com o desenvolvimento económico sustentável das populações desta área. O Fórum continua o processo que tem vindo a envolver as várias entidades parceiras, bem como todos os empresários interessados que desenvolvam actividades ligadas ao turismo, artesanato e restauração, nas Terras do Priolo.

Neste II Fórum será debatida a Estratégia de Desenvolvimento Turístico Sustentável das Terras do Priolo desenvolvida a partir das propostas apresentadas pelos participantes no I Fórum realizado na Povoação e que conta com o apoio das entidades promotoras do processo (Direcção Regional de Turismo, Direcção Regional dos Recursos Florestais, Câmara Municipal de Nordeste, Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, SPRAçores e Associação para a Promoção e Desenvolvimento Rural - ASDEPR).

Com a participação de todos os interessados pretende-se igualmente neste Fórum apresentar propostas para o Plano de Acção para os próximos 5 anos com acções concretas a ser assumidas pelos diversos intervenientes com o intuito de atingir os objectivos definidos na Estratégia.

Este processo assenta numa metodologia participativa, em que as instituições, os empresários e toda a população interessada são convidados a dar o seu contributo para definir o tipo de turismo que se pretende desenvolver neste território, tendo sempre o foco na sustentabilidade económica, social e ambiental. Os interessados em participar poderão fazê-lo através do site http://cetsmarcapriolo.blogspot.com.

O principal objectivo da Carta Europeia de Turismo Sustentável (2), cujo primeiro fórum foi realizado em Maio passado, é valorizar o rico património natural e cultural dos concelhos do Nordeste e Povoação promovendo a criação de parcerias e sinergias entre os agentes económicos, as instituições e os responsáveis pela conservação da natureza de modo a garantir mais-valias para a população local.

No final do Fórum será apresentado o Guia “Açores – Terras do Priolo”. Este Guia apresenta um conjunto de informações relativas à Flora e Fauna da ZPE Pico da Vara/Ribeira do Guilherme, assim como várias informações relativas às freguesias dos dois concelhos, gastronomia, trilhos e outros pontos de interesse turístico e ambiental.

Sem comentários:

Enviar um comentário