quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Priolo e Laurissilva na TV do País de Gales

Ontem, o projecto recebeu uma visita diferente. Uma equipa de filmagens da Aden esteve todo o dia na Serra da Tronqueira a obter imagens para uma nova série que está a produzir para a televisão do País de Gales. Especializada em documentários de Natureza e vida selvagem, esta equipa tem uma vasta experiência neste tipo de produções, contando já com vários programas produzidos para a BBC. Esta oportunidade surgiu através de um contacto realizado na BIRDFAIR de 2010 onde a SPEA esteve presente em representação dos Açores e do Algarve.

Tendo como principal vedeta o Priolo, grande parte do dia foi dedicado a filmar esta ave endémica. Dada a altura do ano, foi possível observar e gravar vários juvenis, enquanto que os adultos voaram mais discretos.


Mas não só o Priolo teve atenção. A Floresta laurissilva, vegetação natural dos Açores e habitat do Priolo, foi também capturada pela câmara, já que é também um tesouro antigo e quase extinto nesta zona. A equipa de filmagens ficou a conhecer os principais factores (plantas invasoras) que ameaçam esta floresta bem como todo o trabalho realizado para a sua recuperação e preservação, ao longo destes anos. Foi com tristeza que a equipa observou a dimensão da ameaça das espécies invasoras, mas também com admiração que visitaram várias das áreas de intervenção do Projecto LIFE Laurissilva Sustentável, onde poderam apreciar os sinais de recuperação da floresta.


O protagonista desta série é o naturalista Iolo Williams, ornitólogo e antigo técnico da Royal Society for the Protection of Birds do Reino Unido, onde foi colega de Colin Bibby, um dos especialistas que na década de 90 fizeram importantes estudos sobre o Priolo.

A equipa da Aden visitou várias áreas da ZPE do Pico da Vara/Ribeira do Guilherme bem como alguns outros pontos interessantes dos concelhos do Nordeste e Povoação, tendo ficado rendidos aos encantos das Terras do Priolo.

Se tudo decorrer de acordo com o plano da equipa, os programas serão emitidos a partir de Janeiro de 2012, sendo o programa sobre os Açores dedicado ao Priolo na Serra da Tronqueira e aos cetáceos, com imagens capatadas na ilha do Pico.


Obrigado a todos pelo interesse, toda a simpatia e esforço feito com o objectivo de colocar o Priolo e toda a sua magia na Televisão britânica!

Sem comentários:

Enviar um comentário