sexta-feira, 29 de julho de 2011

Visita do Secretário do Ambiente em Dia Nacional dedicado à Conservação

Ontem, dia em que se comemorou o Dia Nacional da Conservação da Natureza, o Secretário Regional do Ambiente e do Mar, Álamo Meneses, deslocou-se aos concelhos da Povoação e do Nordeste para visitar o Projecto Life Laurissilva Sustentável e poder observar de perto os bons resultados obtidos até ao momento. 

Esta visita teve início na sede do projecto na Povoação, com uma pequena apresentação dos resultados obtidos. Seguidamente, os participantes visitaram um dos locais em que o projecto está a intervir, o Planalto dos Graminhais, onde foi possível observar o trabalho desenvolvido ao nível da regularização do regime hídrico e da remoção de exóticas para a recuperação de uma importante área de turfeira.


De seguida, foi a vez de visitarem a estufa e viveiros do projecto, tendo sido feita uma visita guiada ao longo de todo o processo de produção de espécies e nativas, desde a Urze, passando pela Uva-da-Serra e até o Pau-Branco, sendo que actualmente os viveiros do Projecto Laurissilva contam com cerca de 26.500 espécies.

De tarde foi visitada a zona do Labaçal, na Serra da Tronqueira, uma das primeiras zonas intervencionadas pelo projecto e onde é possível observar a floresta nativa invadida por espécies exóticas, e após o controlo das invasoras a recuperação da área com as espécies endémicas a germinarem sem dificuldade uma vez que já não há espécies invasoras no local.

Estiveram presentes os vários parceiros e entidades que colaboram no projecto, a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, a SPEA, os Serviços Florestais do Nordeste, a Delegação de Turismo de S. Miguel, o Parque Natural da Ilha de S. Miguel e a Câmara Municipal do Nordeste.

Com esta visita do Secretário Regional do Ambiente e do Mar ao trabalho realizado por este projecto Life na Zona de Protecção Especial (ZPE) Pico da Vara/Ribeira do Guilherme, foi possível observar não só a relevância e o sucesso obtido com as acções levadas a cabo pelo mesmo nas várias zonas de intervenção, sendo assumido por todos os presentes a urgência e a importância de continuar com este trabalho no futuro após o término do Projecto encontrando formas de garantir a sustentabilidade da conservação e recuperação deste importante património natural dos Açores.

O projecto Laurissilva Sustentável, coordenado pela SPEA em parceria com a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, com a Câmara Municipal da Povoação e outras entidades regionais, é um dos mais importantes projectos de conservação a decorrer nos Açores e visa a recuperação de importantes áreas de Floresta Laurissilva e de Turfeira, na zona leste da Ilha de S. Miguel.

Com a duração de 4 anos, este é um projecto com um custo estimado de 2.4 milhões de euros, comparticipado em 70% pelo Programa Comunitário Life+, cabendo aos parceiros regionais 30% do financiamento.


Sem comentários:

Enviar um comentário