terça-feira, 7 de junho de 2011

Remoção de Gigante nas Turfeiras dos Graminhais chega as 40 toneladas!!

O trabalho de recuperação das Turfeiras no Planalto dos Graminhais continua com a remoção, até ao momento, de cerca de 40 toneladas de Gigante (Gunnera tinctoria), das áreas intervencionadas pelos Serviços Florestais de Nordeste e pelo Projecto LIFE Laurissilva Sustentável.


Desde Maio equipas do LIFE e dos SFN trabalham arduamente para remover manualmente a quase totalidade das plantas numa área de cerca de 100 ha, numa tarefa que se espera estar concluída nas próximas semanas. A sensibilidade das turfeiras impede a utilização meios químicos pelo que todas as plantas têm de ser removidas evitando deixar restos da própria raiz que possam dar origem a novas palntas.


O Gigante constitui uma das principais ameaças às Turfeiras do Planalto dos Graminhais e neste momento, estão a ser desenvolvidas acções que incidem na eliminação desta espécie. O Gigante é uma planta originária do Chile, que pode atingir mais de um metro de altura e cujas folhas podem atingir os dois metros de diâmetro. Esta planta possui características que fazem dela uma espécie invasora, nomeadamente o seu poder de reprodução, já que cada planta pode produzir até 250 000 sementes, que posteriormente são dispersas naturalmente.


O Planalto dos Graminhais é composto por musgos Sphagnum sp. os quais têm uma capacidade de retenção de água de 20 vezes o seu próprio peso, e portanto é uma área de extrema importância para o fornecimento de água às populações da Povoação e Nordeste e regularização dos regimes hidricos, para além de constituir habitat para subespécies endémicas dos Açores, como são exemplo a Galinhola e a Narceja-comum. Desta forma, torna-se essencial a conservação deste habitat, ameaçado não só pelas espécies invasoras, mas também pelas acções de drenagem que ocorreram ao longo das últimas décadas.

-

1 comentário:

Anónimo disse...

Ótimo trabalho. Bem hajam e continuem. Como cidadã comum, o meu apreço e respeito.

Enviar um comentário