quarta-feira, 2 de março de 2011

A Vidália, símbolo dos Açores, germina no viveiro...

Algumas sementes de Azorina vidalii, que foram recolhidas no Lombo Gordo, Nordeste, em Novembro de 2010, germinaram dando origem a cerca de 500 plântulas. Estas plantas irão ser plantadas em zonas de baixa altitude, esperando que no futuro possam vir a ser utilizadas em jardins ou espaços verdes onde se possam ver e ser apreciadas por toda a população.


A Azorina vidalii, conhecida por Vidália, é uma planta endémica dos Açores, e distribui-se por todas as ilhas do arquipélago. Esta espécie é mais facilmente vista a crescer nas falésias costeiras e em zonas de rocha basáltica fortemente expostas ao mar. É o único género endémico dos Açores e uma das mais bonitas espécies, motivo pelo qual é considerada um símbolo da flora endémica do arquipélago.


A Vidália é um pequeno arbusto que atinge crescimentos até os 100 cm de altura, constituído por caules ligeiramente rosados, com flores campanuladas, geralmente de um rosado ligeiro a branco. A sua floração ocorre entre os meses de Agosto e Outubro, porém pode surgir em Junho nas zonas mais secas e soalheiras. Está protegida pela Convenção de Berna e pela Directiva Habitats da União Europeia.

Sem comentários:

Enviar um comentário