quarta-feira, 23 de março de 2011

Instalação de ventiladores no Viveiro da Povoação

Durante o ano de 2010, notou-se que nos meses mais quentes a temperatura da estufa do Viveiro da Povoação atingia valores de temperatura muito elevados (40 ºC), prejudiciais para algumas plantas. De facto, registaram-se algumas perdas, nomeadamente de Faia-da-terra (Myrica faya), o que impulsionou a instalação de ventiladores.


Os ventiladores tem como principal função diminuir o calor e aumentar a circulação do ar na estufa, permitindo que a temperatura nos dias mais quentes baixe para uma constante de 20 ºC. Foram instalados dois ventiladores (um em cada túnel da estufa), sendo que a temperatura de cada um pode ser ajustável (de 5 ºC em 5 ºC).



Os ventiladores detectam a temperatura da estufa, e automaticamente entram em funcionamento, sempre que a temperatura óptima pré-definida é ultrapassada. Juntamente com a rede de sombra, os ventiladores possibilitam que a estufa tenha uma temperatura estável ao longo do dia, o que constitui um requisito essencial para o seu bom funcionamento, e para o bem-estar das plantas.




Sem comentários:

Enviar um comentário