sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Tempo de visitas...

As últimas semanas foram de trabalho intenso no Laurissilva Sustentável. Para além das múltiplas tarefas decorrentes das acções implementadas, o projecto recebeu várias visitas para acompanhamento dos trabalhos. Uma das visitas que se realizou foi da Unidade LIFE da Comissão Europeia. Duas técnicas desta unidade (Muriel Drukman e Miriam Lopez) e o técnico da equipa externa de acompanhamento (João Salgado) visitaram as diversas acções do projecto, bem como realizaram uma avaliação da gestão financeira do mesmo.


Durante dois dias foi possível visitar várias das áreas de intervenção do Laurissilva Sustentável e ainda rever a execução de cada uma das muitas acções do LIFE, junto com a equipa de projecto e representantes dos vários parceiros.

Desta forma foi possível acompanhar os trabalhos a decorrer nos Graminhais, verificar os resultados da intervenção sobre o incenso na estrada da Tronqueira e ainda visitar a estufa de plantas nativas na Povoação.


No final, depois de dois longos dias, o balanço foi bastante positivo. Apesar de alguns reparos sobre aspectos a corrigir nos próximos meses, as acções estão a correr de acordo com o planeado, sendo que em algumas os resultados estão a ser bastante positivos.

Esperamos que as nossas visitas tenham apreciado estes dias e que numa próxima visita o Laurissilva Sustentável continue apresentar excelentes resultados...

sábado, 9 de outubro de 2010

A paisagem começa a mudar nos Graminhais...

As Turfeiras dos Graminhais são um habitat de grande importância não só para a biodiversidade mas também para as populações que vivem em sua volta. Este tipo de ecossistema tem um comportamento semelhante a uma esponja, acumulando água e regularizando o regime hídrico ao longo do ano.


Para isso é fundamental parar a acentuada degradação que se tem verificado por ação humana. Abertura de valas de drenagem, movimentos de terras com máquinas, invasão por plantas exóticas, pastoreio, ou plantação de criptomérias, foram algumas das actividades que levaram a que hoje em dia estas turfeiras estejam em acentuada degradação. Esta degradação tem vindo a provocar um aumento de erosão nas linhas de água, um maior número de picos súbitos de caudal nas ribeiras, uma menor capacidade de reter água e uma alteração acentuada no coberto vegetal, nomeadamente com o desaparecimento de áreas de musgão.


Para recuperar estas áreas começaram a desenvolver-se diversas acções que pretendem eliminar as várias ameaças. Uma das ações que se iniciou este mês de Setembro foi a remoção de algumas das cortinas de criptoméria que existem na área de intervenção. Apesar de pouco desenvolvidas devido Às condições climatéricas, estas linhas de criptoméria concentram a água e acabam por provocar linhas de erosão que se pretende agora recuperar. Por outro lado, o arvoredo fechado reduz a luminosidade e acaba por eliminar a vegetação local.


Durante o mês de Setembro, aproveitado o bom tempo que se fez sentir, foram cortadas duas faixas (cerca de 1,5 ha) de criptoméria. As árvores foram cortadas e o material vegetal foi depois quebrado e armazenado em locais especificos.  O material proveniente destes cortes irá ser utilizado para outras acções como o reforço do trilho pedestre ou substrato para os musgões em áreas de solo descoberto. Foi um excelente trabalho realizado em tempo recorde pela equipa de campo do projecto. Num total de 5 dias foi feito o corte das árvores e ainda a remoção de uma grande quantidade de gigante e cletra de uma das áreas da turfeira.

Para já a paisagem começa a mudar... Aproximando-se daquele que seria o seu aspecto original. Esperamos que ao longo do tempo e com a execução das acções previstas seja possível voltar um dia a ter todo o potencial destas turfeiras. Será excelente para as plantas... e para as pessoas.