quarta-feira, 12 de maio de 2010

Alunos da Escola de Nordeste “À Descoberta da Laurissilva”




 
O Projecto LIFE+ Laurissilva Sustentável, no âmbito da Acção D5, em colaboração com o Centro Ambiental do Priolo, está a desenvolver nos meses de Abril e Maio uma actividade de Educação Ambiental que se intitula “À Descoberta da Laurissilva” com os alunos dos 5º e 8ºanos da Escola EBS do Nordeste. Os 6º anos da Escola estão também a realizar um “Herbario Fotografico” das plantas endémicas dos Açores. 





“À Descoberta da Laurissilva” tem como principal objectivo sensibilizar a população estudantil para a existência da floresta nativa dos Açores, em muitos casos desconhecida, e para os problemas que a ameaçam.
Partindo do principio que a população em geral desconhece as plantas que compõem esta magnifica floresta é nosso intuito, de uma forma lúdica e pedagógica, que os estudantes passem a considerar estas plantas como parte do seu património natural e que deste modo sejam sensibilizados para a necessidade da sua conservação.
“À Descoberta da Laurissilva” é uma actividade que começa com uma breve introdução sobre a Floresta Laurissilva enquanto é distribuído aos alunos um pequeno caderno de campo ou “jogo” que contém um conjunto de fotografias de plantas endémicas e invasoras acompanhadas de uma série de pistas acerca das mesmas. Este “jogo” tem como objectivo a identificação das plantas no campo, por parte dos estudantes, recorrendo ao apoio de monitores de modo a fornecerem o nome comum das plantas a preencher no caderno, e outras curiosidades.

A saída de campo realiza paragens em quatro locais distintos:
1 Miradouro do Pelado  (Fazenda /Nordeste), local onde se pode observar as espécies endémicas que se encontram nas zonas costeiras como a Urze, a Faia da Terra, o Pau Branco e o Bracel, bem como as principais ameaças, nomeadamente a Cana, uma planta invasora.

2 Miradouro da Tronqueira, onde se encontra uma das áreas de Floresta Laurissilva em melhor estado de conservação, e onde se pode observar o problema das plantas invasoras, como o incenso e a acácia, que conseguem ocupar toda uma área desde a ribeira do Guilherme até à encosta .

3 Jardim das Endémicas do Parque Florestal Cancela do Cinzeiro, um local onde se pode caminhar por um pequeno trilho pedestre permitindo a observação de plantas endémicas ou nativas de muito perto, e onde são ocasionalmente observados Priolos, ave endémica de São Miguel.


4 Centro Ambiental do Priolo, um espaço criado para a divulgação de informação e educação ambiental onde se realiza a sessão de conclusão da actividade e visionamento de um jogo interactivo sobre a Floresta Laurissilva, criado pela Escola Profissional da Praia da Vitoria.

Os resultados obtidos com esta actividade de sensibilização têm sido bastante positivos pelo impacto que se consegue junto da comunidade estudantil, que ao estar em contacto directo com a natureza e desfrutando da beleza paisagística e floristica oferecida pela Floresta Laurissilva, passam a observar estas plantas como algo único que lhes pertence e que não querem que perder.

Sem comentários:

Enviar um comentário