terça-feira, 4 de maio de 2010

Acção C1 – Produção de Plantas Endémicas em Estufa

O Projecto LIFE+ Laurissilva Sustentável inclui uma grande componente de recuperação de habitats naturais. Para isso é necessário eliminar grandes quantidades de plantas exóticas invasoras como a conteira e o incenso. Em alguns locais a quantidade de invasoras é tão elevada que é necessário replantar o espaço livre rapidamente para evitar a re-invasão de exóticas. Para isso este projecto está a instalar um viveiro dedicado exclusivamente à produção de plantas nativas dos Açores.
O viveiro tem também uma estufa para apoio na produção de plantas e está localizado na Vila da Povoação, em terrenos cedidos para o efeito pela Câmara Municipal. Neste viveiro tem-se realizado uma monitorização permanente (verificando germinações, crescimentos, taxas de mortalidade, etc...). Neste momento verifica-se que o número de plantas está a aumentar, sendo 14260 o total existente, cada vez mais próximo da meta do projecto de 25.000 plantas anuais.

Dentro da estufa existem várias espécies nativas e endémicas como é o caso das Ginjas, Urzes, Faias, Pau Branco, Patalugo e Uva da serra, que são as principais plantas neste momento produzidas. Para que tal seja possível, também a Universidade dos Açores tem colaborado com a cedência de plantas germinadas diversos estudos em laboratório.

Como a monitorização é feita mensalmente é possível ir acompanhando o crescimento de plantas. Nos últimos dois meses, verificou-se um crescimento moderado das Faias (Myrica faia) e do Pau-Branco (Píconia azorica), mas a planta que se mais destacou foi a Ginja-do-mato (Prunus azorica). Na monitorização realizada em Março o crescimento das Ginjas-do-mato era de 3,16 centímetros, passado um mês, obteve-se resultados de 6,19 centímetros, mais de 3cm num mês!

Também as Faias estão a germinar a bom ritmo, sendo que em Dezembro de 2009 existiam pouco mais de 100 plantas e no mês de Abril verificamos 7705 Faias em caixa comprovando os bons resultados. As Urzes (Erica azorica) também já germinam tendo sido repicados 143 exemplares em cuvetes.

Neste momento, já foram plantadas na serra 245 Patalalugos (Serralhas), mas muitas plantas serão colocadas no futuro pela serra da Tronqueira, sendo que o objectivo principal será sempre aumentar e melhorar a floresta Laurissilva na Ilha de São Miguel.

Sem comentários:

Enviar um comentário